Através do lançamento de contas a pagar é possível lançar as despesas da empresa.
Um lançamento de contas a pagar pode ser feito com ou sem a retenção de impostos, de forma manual ou automática, com base nas despesas regulares.
Para realizar um novo lançamento de contas a pagar, acesse o menu Editar > Lançamento de Contas a Pagar e clique no botão Novo.
Mês da Fatura: mês do lançamento da conta.
Tipo de Movimento: informe o tipo de movimento da conta. Com imposto ou sem imposto. O tipo de movimento deve ser previamente cadastrado no menu Cadastros > Tipo de Movimento. Para tipos de movimento com impostos, deve-se vincular os impostos também no menu Cadastros > tipo de movimento.
Fornecedor: selecione ou crie o fornecedor através do ícone.
Conta: conta do favorecido, se houver.
Fatura: informe o número da fatura ou número de nota fiscal.
Valor Total: informe o valor total da despesa.
Valor Líquido: o sistema preenche automático, de acordo com o valor total da conta.
Tipo Pgto: selecione como será realizado o pagamento.
Data de Vencimento: informe a data de vencimento da despesa.
Data de criação: data de criação da despesa no sistema.
Data Emissão da NF: informe a data de emissão da nota fiscal.
Valor Dólar: preencha apenas se o lançamento for pago em dólar.
Linha digitável: selecione a opção e insira os dados da opção selecionada.
Parcelas: informe em quantas a despesa será dividida.
Valor: Informe o valor do lançamento daquela conta.
Esse campo já vem preenchido por padrão, de acordo com o valor para total da nota. Mas, caso seja um lançamento com mais de um item, por exemplo: Nota fiscal com 3 itens diferentes. Nesse caso, é possível lançar cada valor vinculando a classe separadamente.
Valor base para retenção: informe o valor base para retenção de impostos.
Descrição: inclua uma descrição para o lançamento.
Incide Imposto: marcando esse parâmetro, o sistema entende que o lançamento incide sobre um tipo de imposto.
Imposto: selecione o imposto que será retido.
Clique em Incluir para inserir o lançamento.
Baixar Lançamentos: marcando esse parâmetro, o sistema exibe os lançamentos.
Ratear Todos: marcando esse parâmetro, o sistema entende que todos os lançamentos serão rateados.
Conta Corrente: informe a conta corrente
Juros: informe o percentual de juros.
Multa: informe o valor da multa.
Desconto: informe o valor do desconto lançado.
Tx. Bancária: informe a taxa cobrada pelo banco.
Nº Cheque: informe o número do cheque.
Para salvar o lançamento, clique em Gravar.