Lançamento de Contas a Pagar

Lançamento de Contas a Pagar









Através do lançamento de contas a pagar é possível lançar as despesas da empresa.


Um lançamento de contas a pagar pode ser feito com ou sem a retenção de impostos, de forma manual ou automática, com base nas despesas regulares.


Para realizar um novo lançamento de contas a pagar, acesse o menu Editar > Lançamento de Contas a Pagar e clique no botão Novo.




Na aba Lançamento, realize manualmente todos os lançamentos de contas a pagar. 

Mês da Fatura: mês do lançamento da conta.


Tipo de Movimento:  informe o tipo de movimento da conta. Com imposto ou sem imposto. O tipo de movimento deve ser previamente cadastrado no menu Cadastros > Tipo de Movimento. Para tipos de movimento com impostos, deve-se vincular os impostos também no menu Cadastros > tipo de movimento.


Fornecedor: selecione ou crie o fornecedor através do ícone.


Conta: conta do favorecido, se houver.


Fatura: informe o número da fatura ou número de nota fiscal. 


Valor Total: informe o valor total da despesa.


Valor Líquido: o sistema preenche automático, de acordo com o valor total da conta.


Tipo Pgto: selecione como será realizado o pagamento.


Data de Vencimento: informe a data de vencimento da despesa.


Data de criação: data de criação da despesa no sistema.


Data Emissão da NF: informe a data de emissão da nota fiscal.


Valor Dólar: preencha apenas se o lançamento for pago em dólar.


Linha digitável: selecione a opção e insira os dados da opção selecionada. 




Classe Conta: informe a classe de conta da despesa.

Parcelas: informe em quantas a despesa será dividida.


Valor: Informe o valor do lançamento daquela conta. 


Esse campo já vem preenchido por padrão, de acordo com o valor para total da nota. Mas, caso seja um lançamento com mais de um item, por exemplo: Nota fiscal com 3 itens diferentes. Nesse caso, é possível lançar cada valor vinculando a classe separadamente.


Valor base para retenção: informe o valor base para retenção de impostos.


Descrição: inclua uma descrição para o lançamento.


Incide Imposto: marcando esse parâmetro, o sistema entende que o lançamento incide sobre um tipo de imposto.


Imposto: selecione o imposto que será retido.


Clique em Incluir para inserir o lançamento.




O sistema exibe o lançamento cadastrado na parte inferior da tela.



Na aba Impostos, verifique o imposto que será retido, quando houver retenção de imposto. Também é possível incluir um novo imposto, excluir ou editar o imposto já cadastrado. Em nosso exemplo não faremos retenção de impostos.



E na aba Baixa, realize a baixa do lançamento realizado. 

Baixar Lançamentos: marcando esse parâmetro, o sistema exibe os lançamentos.


Ratear Todos: marcando esse parâmetro, o sistema entende que todos os lançamentos serão rateados.


Conta Corrente: informe a conta corrente


Juros: informe o percentual de juros.


Multa: informe o valor da multa.


Desconto: informe o valor do desconto lançado.


Tx. Bancária: informe a taxa cobrada pelo banco.


Nº Cheque: informe o número do cheque.


Para salvar o lançamento, clique em Gravar.





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