A aprovação de contas garante que as contas a pagar só poderão ser pagas após a aprovação de usuários autorizados evitando pagamentos indesejáveis pelo setor Financeiro, por exemplo.
Para utilizar esse recurso é necessário cadastrar as alçadas de aprovação anteriormente, através do menu Cadastros > Alçada > Processos de Alçada e Regras de Alçada.
Através das regras é possível definir os usuários que deverão liberar a baixa dos pagamentos.
Para realizar uma aprovação de contas a pagar, acesse o menu Editar > Aprovação de Contas a Pagar.
Preencha os campos:
Empresa: Selecione a Empresa que irá aprovar o pagamento.
Mês de referência: Informe o mês do lançamento.
Aprovador: Selecione o Aprovador.
Fornecedor: Filtre por fornecedor.
Classe da Conta: Filtre por classe específica de conta.
Data Vencimento: Filtre pelo período de vencimento da conta.
Situação da Alçada: Filtre a situação da Alçada.
Após preencher os campos acima, clique em Filtrar.
Em Listagem de Contas visualize as contas que deseja Aprovar ou Declinar. Selecione uma das opções e clique em Confirmar.
As contas Aprovadas podem ser desaprovadas
As aprovadas parcialmente, são contas que necessitam de um segundo nível de aprovação.
Em Histórico é possível visualizar o histórico dos lançamentos de mesma classe e fornecedor.