Lançamento de Acordos

Lançamento de Acordos




Acordo é a negociação dos valores em aberto (saldo devedor), gerando novas parcelas para pagamento.


Também é possível gerar acordo para acordos já gerados e que possuem parcelas em atraso. 


Quando o acordo é realizado, a conta original fica inativa no sistema e o cliente deixa de ser inadimplente.


Para realizar lançamentos de acordos, acesse o menu Editar > Acordos.




Selecione a Empresa desejada e informe os seguintes campos para realizar o filtro: 

Contas: defina se deseja exibir as contas em aberto ou dos acordos criados.


Cobrança: selecione o tipo de cobrança.


Não mostrar acordos: não exibe os acordos já lançados.


Inadimplência até: determina a data final que deverá ser considerada pelo sistema para a seleção dos débitos em aberto.


Cliente: selecione o cliente, permitindo ou não a exibição dos clientes inativos através do parâmetro, Exibir Inativos.


Classe: selecione uma classe de contas ou permita selecionar todas as classes através do parâmetro, Todas.


Clique em Filtrar para exibir as contas de acordo com o filtro realizado.




Selecione todas as contas através do botão Selecionar Todas ou selecione manualmente a conta desejada.

Clique no botão Próximo para realizar o acordo.




Na aba Acréscimo/Desconto realize os reajustes e correções, quando devido.



Correção: selecione essa opção para realizar correções baseadas em índices financeiros.

Juros: selecione essa opção para inserir juros e informe o percentual a ser cobrado.


Multa: selecione essa opção para inserir multa e informe o percentual a ser cobrado.


Desconto: selecione essa opção para inserir descontos e informe o valor a ser cobrado ou o percentual. 


Data Base: informe a data base para realizar os reajustes.


Mês Ref.: informe o mês de referência das contas.


Classe de Conta de Correções: informe a classe de contas para lançamento das correções. 


Classe de Conta de Desconto: informe a classe de contas para lançamento dos descontos. 


Após realizar os reajuste e correções, clique no botão Reajustar Contas.

Se necessário, altere os valores gerados diretamente no grid.




Faça a conferência dos valores e clique no botão Próximo.



Na aba Parcelas, informe em quantas Parcelas o valor total do acordo será dividido e a data do 1º vencimento.



Clique no botão Gerar Parcelas.

O sistema gera as parcelas de acordo com o que foi configurado e exibe no grid.




Faça a conferência dos valores e clique no botão Próximo.



Na aba Plano de Baixas, campo Opções, defina como a baixa será realizada.

Definir Valores manualmente: possibilita lançar os valores das classes manualmente. 


Baixar primeiramente os títulos antigos: realiza a baixa dos valores das classes de contas com vencimento anterior. 


Baixar proporcionalmente o valor líquido: lança os valores das classes iguais em cada parcela. 


Após definir a opção de baixa, clique no botão Preencher Grade.




Faça a conferência dos valores e clique no botão Próximo.



Na aba Conclusão o sistema exibe um resumo do acordo que será gerado.

Confira todos os campos do acordo e clique em Gerar Parcelas.




No grid abaixo o sistema exibe uma planilha com todas as parcelas do acordo.

Clique em Gerar Acordo para finalizar o processo e gerar o acordo.




O sistema exibe uma mensagem perguntando se realmente deseja gerar o acordo. Clique em Sim para concluir.







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