Acesse o menu Cadastros > Empresas.
Na aba Dados Cadastrais, clique no botão Novo e informe todos os dados relacionados a sua empresa.
Informe o Cargo, o Nome e marque se deseja exibir nos relatórios.
É importante ressaltar que o GED é um sistema que deve ser adquirido separadamente. Para mais informações entre em contato com a equipe Comercial da Group Software.
Realize as configurações de juros, multas e índices conforme a realidade da sua empresa. Essa configuração é utilizada para corrigir os valores cobrados pela empresa.
Incidência de Juros: defina como será a incidência dos juros sobre o valor do lançamento.
Incidência de Multa: defina como será a incidência das multas sobre o valor do lançamento.
Juros/Correções: defina a forma de cálculo de juros e correções.
Correção Monetária: defina a base para realizar a correção monetária.
Pro rata diária de multa: defina se haverá pro rata do valor da multa.
Índices: defina o índice padrão que será considerado para o cálculo.
Vale ressaltar que porcentagem (%) do índice deve ser inserida mensalmente na tela de edição de índices, menu Editar > Índices monetários. Nessa tela deve-se informar o mês do reajuste e inserir a porcentagem para correção do respectivo índice.
Em Juros e Multa defina o percentual considerado para o cálculo. E em Carência, defina o número de dias para iniciar a cobrança da multa.
Clique no botão Cadastro de Descontos para configurar as opções de descontos ofertados pela sua empresa.
O sistema permite utilizar e cadastrar até três tipos de descontos (1º, 2º e 3º). Em qualquer um deles é possível inserir o desconto para antes ou após o vencimento.
Classes de contas para cálculo do desconto: se o desconto é concedido apenas para algumas classes de contas, é necessário defini-las. Para isso, clique no botão Inserir e adicione as classes desejadas.
Marcando o parâmetro Desconto nas baixas apenas para as receitas acima, o desconto será aplicado somente nas classes inseridas no campo Classes de contas para cálculo do desconto.
Aba Cobrança
Na aba Cobrança, defina os parâmetros utilizados para realização da cobrança.
Padrão para acordos: defina a classe padrão para a cobrança de acordos e o tipo de cobrança (1, 2, 3, 4 etc).
É importante ressaltar que as instruções de cobrança e quantidade de dias base para cálculo, devem ser cadastradas nessa aba. Essa instrução aparecerá no boleto do cliente.
Informe o Plano de Contas e o Tipo de Recibo que será utilizado.
Aba Balancete
As configurações que definem um modelo de impressão para o balancete devem ser realizadas na aba Balancete.
Tipo de Balancete: selecione o modelo do balancete que será impresso.
Discriminar no balancete: selecione como será a apresentação do plano de contas no balancete.
Discriminar receitas gerais: permite informar, na parte de receitas, os valores totais.
Percentual: selecione como será exibido o percentual dos valores do grupo e classes do plano de contas.
Título do Relatório: informe um título que identifique o relatório.
Balancete das contas correntes: marcando esse parâmetro o sistema apresentará o resumo financeiro mensal das contas correntes no balancete.
Separar contas virtuais: quando a empresa trabalha com contas virtuais, é possível discriminar no balancete o resumo da movimentação financeira mensal, separado do saldo das contas correntes.
Inserir inadimplência/acordos: exibirá no balancete o resumo do valor da inadimplência e dos acordos.
Correções separadamente: apresentará separadamente no balancete os valores das receitas baixadas com juros, multa e correções.
Aba Cobrança Avançada
Na aba Cobrança Avançada, defina as configurações da cobrança CNAB.
Boleto: selecione o modelo de boleto que deseja imprimir.
Cód. barra: defina a forma que o código de barras aparecerá no boleto impresso.
Receita: selecione se a apresentação do plano de contas de receitas será por Classe, Grupo ou Grupo/Classe (Somente B.Laser).
Despesa: selecione se a apresentação do plano de contas de despesas será por Classe, Grupo ou Grupo/Classe (Somente B.Laser).
Emissão: defina se a impressão dos boletos será realizada na empresa ou no banco. Para impressão na empresa, o arquivo remessa deverá ser gerado para criação do nosso número.
Incluir descrição na composição da arrecadação: exibirá a descrição do lançamento na composição do boleto.
Listar meses inadimplentes: listará os meses inadimplentes no boleto.
Listar valor da inadimplência: listará o valor da inadimplência no boleto
Nome da empresa (Config. Sistema) na cobrança CNAB: ao marcar essa opção, o beneficiário que aparecerá no boleto será a empresa cadastrada no menu Arquivo > Configuração do sistema > Geral.
Utilizar cobrança registrada: opção obrigatória, caso trabalhe com emissão de boletos registrados.
Mês de Referência na Composição das Arrecadações: insere o mês de referência do lançamento na composição do boleto.
Mês de Referência Anterior na Composição das Arrecadações: insere o mês anterior ao lançamento na composição do boleto.
Exibir Logomarca dos Bancos: exibirá a logomarca do banco no boleto.
Exibir campo favorecido nas telas de cadastro e de filtro: liberará para o preenchimento, o campo Favorecido no Lançamento de contas a pagar.
Exibir referência da conta nos boletos de contrato: insere o mês de referência do lançamento na composição do lançamento, de acordo com o que está cadastrado no contrato.
Cód. Cedente: exibirá no boleto o número do código do cedente da conta.
Utilizar faixa de cobrança CNAB: definirá uma faixa inicial e final para representação numérica no boleto. É importante ressaltar que esse parâmetro deve ser marcado somente se houver orientação do banco.
Permitir o envio de e-mail com boleto: habilitará o recurso de envio de e-mails (nfe, carta de cobrança, boletos de 1ª via e 2ª via). Ao habilitar essa opção, aparecerá uma nova aba para configuração de saída de e-mail.
Com essa opção habilitada o sistema permitirá cadastrar modelos de e-mail para o envio dos boletos. Esses modelos também podem ser cadastrados através do menu Cadastros > Modelos E-mail.
Aba Outros
Na aba Outros, defina as diversas configurações que interferem na geração de contas da empresa.
Crédito não Identificado: permite definir a classe específica para lançamento dos créditos que a empresa recebeu de clientes não identificados.
Por exemplo: a empresa identifica um depósito em sua conta, mas não sabe quem depositou. Nesse caso, realizará um lançamento para uma classe de crédito não identificado.
Sugestão de nome para classe: crédito não identificado, cliente não identificado.
Gerar DARF: define quem será o contribuinte para os impostos que geram DARF (Fornecedor, Empresa ou ambos).
Outros acréscimos nas despesas: define uma classe específica para acréscimos nas despesas.
Utilizar Código do Cedente por Conta Corrente: quando a empresa possui mais de uma conta corrente, onde cada uma possui um código de cedente diferente, é preciso ativar esta opção.
Associar Plano de Contas à Conta Corrente: permite associar uma classe de conta a uma conta corrente e/ou conta virtual, se houver. Assim, no momento da baixa das contas, o crédito ou débito será automático na respectiva conta, sem necessidade de novas definições.
Utilizar Contas Virtuais: permite a utilização de contas virtuais na empresa. Assim, ao baixar contas a receber, o sistema disponibilizará a opção de selecionar a conta virtual para controlar valores como, por exemplo, fundo de reserva. Uma conta virtual representa uma conta corrente que existe somente para controle interno da empresa e não está associada a nenhum banco.
Empresa Padrão (somente multiempresa): define a empresa que está recebendo as configurações como empresa padrão.
Mês competência ser progressivo para parcelas de uma conta a pagar: essa opção permite alinhar o vencimento como o mesmo mês de referência.
Exemplo: conta de R$ 600,00 parcelada em 3 parcelas, sendo que a primeira vence dia 16/08/2019. Assim, com a opção habilitada, o mês de competência será progressivo. Ou seja, os outros vencimentos acompanharão o mês.
1ª Parcela - Mês competência: 08/2019 com vencimento em 16/08/2019;
2ª Parcela - Mês competência: 09/2019 com vencimento em 16/09/2019;
3ª Parcela: Mês competência: 10/2019 com vencimento em 16/10/2019.
Com a opção desabilitada, todas as parcelas ficarão com o mesmo mês de referência do lançamento, no exemplo acima mês 08/2019.
Botão Relacionar Plano de Contas/ Conta Corrente: permite associar uma classe de conta a uma conta corrente e/ou conta virtual (se houver), para que no momento da baixa das contas o crédito ou débito seja automático na respectiva conta, sem necessidade de novas definições.
Aba E-mail
Na aba E-mail é realizada a configuração para os envios de e-mails. É possível cadastrar até quatro e-mails e definir os principais para envio de NFSe e carta de cobrança. É recomendável que você peça auxílio da equipe técnica da sua empresa.
Aba Clientes
A aba Clientes define se o cadastro de clientes será unificado. Se sim, defina o Grupo de Empresas utilizado na unificação.
Aba Aprovação
Na aba Aprovação defina o nível máximo de aprovação de contas.
Aba Integração SPC/Serasa
E na aba Integração SPC/Serasa é realizada a configuração para a inclusão, exclusão e/ou consulta do SPC, evitando o acesso ao site do SPC para envio.
Informe Usuário e Senha. Essas informações podem ser obtidas junto ao SPC da empresa que enviará os registros. Se o usuário e senha forem inválidos, os campos Devedor, Inclusão e Exclusão tornam-se vazios.
Informe os usuários com permissão de consultas e inclusão/exclusão.