Cadastro de Contratos

Cadastro de Contratos

Contrato é um vínculo jurídico entre dois ou mais sujeitos. Representa o acordo de vontades entre as partes interessadas.

Para cadastrar os contratos acesse o menu Cadastros > Contratos ou utilize a tecla de atalho F8.

Através dessa tela também é possível realizar o controle de todos os contratos cadastrados.

Através da Lupa, selecione o Cliente que deseja cadastrar o contrato.




Clique no botão Novo e selecione se deseja criar um Contrato Convencional ou um Contrato por Consumo.


O contrato convencional é o mais utilizado. Nesse contrato será determinado o valor que cada cliente pagará por determinado serviço.
 

Após selecionar a opção Contrato Convencional, o sistema exibe a aba Contrato e a aba Complementar.

Aba Contrato

Na aba Contrato serão inseridos os Dados Gerais do Contrato(1), as Faixas(2), as Condições Especiais(3), exibe o Histórico(4) e é realizada a Rescisão Contratual(5).



Conta: informe a receita do contrato, aquela já cadastrada no plano de contas.

Referência: nome que identifica a receita.

Vencimento: mês base de vencimento do contrato. 

Mês base: mês base de cadastro do contrato.

Assinatura: data da assinatura do contrato.

Dia Pgto: dia de pagamento mensal do contrato.

Cadastrado em: esse campo será preenchido automaticamente e se refere a data de cadastro do contrato.

Rescisão: data da rescisão, quando o contrato for cancelado/rescindido.

Usuário: usuário que cadastrou o contrato.

Faturamento: período de faturamento do contrato.

Clique em Gravar para salvar os Dados Gerais do Contrato.




Faixas são as alterações previstas no contrato e que podem ser cadastradas no sistema. Para iniciar o cadastro clique no botão Novo


Se o contrato não prevê alterações, marque o parâmetro Tempo Indeterminado.

Para os contratos que não preveem reajustes com base no índice monetário, marque o parâmetro Não aplicar reajuste de contrato.


Para os contratos com reajustes previstos nos índices monetários, informe o índice no campo 
Indexador, a Periodicidade para atualização dos valores, Mês base para reajuste e o Mês Índice base.

Clique no botão Gravar para salvar a faixa cadastrada. 

Para inserir uma nova faixa, clique no botão Novo e realize o mesmo procedimento. Você pode inserir diversas faixas/alterações previstas no contrato.

E para a exclusão de uma faixa, selecione a faixa que deseja excluir e clique no botão Excluir.



Através do botão Condições Especiais é possível cadastrar exceções relacionadas ao contrato. Essas exceções são descontos que serão aplicados no valor do contrato durante um determinado período.


Mês e Inicial e Mês Final: informe o mês inicial e o mês final do desconto que será aplicado. 


Selecione a forma de negociação: informe o tipo de desconto que será aplicado. Se será por valor pago, valor em desconto ou % de desconto.

Preencha o desconto de acordo com o tipo determinado, informe o Motivo e clique no botão Inserir para cadastrar a condição especial.

Para inserir uma nova condição, realize o mesmo procedimento. Você pode inserir diversas condições no contrato.

E para a exclusão de uma condição, selecione a condição que deseja excluir e clique no botão Excluir

O sistema exibe uma mensagem pedindo confirmação para exclusão.



Através do botão Histórico é possível registrar informações relacionadas ao contrato e manter o histórico dessas informações.


E no botão Rescisão Contratual, o contrato pode ser rescindido. 

Os campos Data Cadastro e Usuário já aparecem preenchidos e não podem ser alterados.



Informe a data da solicitação da rescisão e a data efetiva da rescisão. O campo Mês Base será preenchido automaticamente após o preenchimento dos campos Data Solicitação e Data Rescisão.

Informe o Motivo da rescisão. É importante ressaltar que o motivo deve ser previamente cadastrado no menu Cadastros > Motivos de Rescisão.

Defina o Tipo de Cancelamento e se necessário, preencha uma justificativa para o cancelado que será realizado.

Clique em Gravar para concluir o cancelamento.




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