Para cadastrar os contratos acesse o menu Cadastros > Contratos ou utilize a tecla de atalho F8.
Através dessa tela também é possível realizar o controle de todos os contratos cadastrados.
Através da Lupa, selecione o Cliente que deseja cadastrar o contrato.
Após selecionar a opção Contrato Convencional, o sistema exibe a aba Contrato e a aba Complementar.
Aba Contrato
Na aba Contrato serão inseridos os Dados Gerais do Contrato(1), as Faixas(2), as Condições Especiais(3), exibe o Histórico(4) e é realizada a Rescisão Contratual(5).
Referência: nome que identifica a receita.
Vencimento: mês base de vencimento do contrato.
Mês base: mês base de cadastro do contrato.
Assinatura: data da assinatura do contrato.
Dia Pgto: dia de pagamento mensal do contrato.
Cadastrado em: esse campo será preenchido automaticamente e se refere a data de cadastro do contrato.
Rescisão: data da rescisão, quando o contrato for cancelado/rescindido.
Usuário: usuário que cadastrou o contrato.
Faturamento: período de faturamento do contrato.
Clique em Gravar para salvar os Dados Gerais do Contrato.
Para os contratos que não preveem reajustes com base no índice monetário, marque o parâmetro Não aplicar reajuste de contrato.
Para os contratos com reajustes previstos nos índices monetários, informe o índice no campo Indexador, a Periodicidade para atualização dos valores, o Mês base para reajuste e o Mês Índice base.
Clique no botão Gravar para salvar a faixa cadastrada.
Para inserir uma nova faixa, clique no botão Novo e realize o mesmo procedimento. Você pode inserir diversas faixas/alterações previstas no contrato.
E para a exclusão de uma faixa, selecione a faixa que deseja excluir e clique no botão Excluir.
Preencha o desconto de acordo com o tipo determinado, informe o Motivo e clique no botão Inserir para cadastrar a condição especial.
Para inserir uma nova condição, realize o mesmo procedimento. Você pode inserir diversas condições no contrato.
E para a exclusão de uma condição, selecione a condição que deseja excluir e clique no botão Excluir.
O sistema exibe uma mensagem pedindo confirmação para exclusão.
Os campos Data Cadastro e Usuário já aparecem preenchidos e não podem ser alterados.
Informe o Motivo da rescisão. É importante ressaltar que o motivo deve ser previamente cadastrado no menu Cadastros > Motivos de Rescisão.
Defina o Tipo de Cancelamento e se necessário, preencha uma justificativa para o cancelado que será realizado.
Clique em Gravar para concluir o cancelamento.